Tuesday, October 03, 2006

O Titanic(o)


Reparo que a maioria dos funcionários públicos anda revoltada. E não é para menos…ouve-se em todo o lado em aumentar a produtividade, em tirar regalias, em fazer com que a máquina do estado funcione. O que pressupõe que ela efectiva e comprovadamente não funciona.
Será que as regalias de que tanto se fala, motivam os funcionários?
Fui multada e bloqueada…GRRRRRRRR que injustiça! Tinha duas rodinhas em cima de um passeio, demorei 10 minutos e claro! Quando cheguei ao carro, encontrei um cenário absolutamente caricato. Um carro da policia, com dois policias obesos e com ar simpático, que tinham á volta do carro uma fila com cerca de 10 pessoas que aguardavam pacientemente para pagar os 60€ de multa e por ver os seus veículos desbloqueados, para irem ás suas vidinhas.
Juntou-se uma maltinha simpática e divertida que ao invés de ficar danada com a caçada, se divertiam em ver chegar cada vez mais ‘fregueses’ e infractores.
O que mais me impressionou, foi ter constatado que até os polícias discordavam daquela caçada. Parece que foi um responsável que ali passou e não gostou de ver carros em cima de um passeio (que aliás não serve absolutamente para nada, nem mesmo como passeio, tal o seu estado de conservação).
No fim ainda vim a conversar com o policia que aproveitou a oportunidade para desabafar e dizer que se fosse hoje, minha amiga…aqui não me apanhavam! Fui enganado! Tou desejoso de chegar à minha reforma!!!
Dei-lhe um aperto de mão e fiz votos de que nos voltássemos a encontrar noutras circunstâncias menos infelizes (para o meu lado).
Tive pena do polícia! E das pessoas com que tem de lidar todos os dias!!!
(apareceu uma Jovem, toda irritada a dizer: vá vamos lá, vamos lá! Quero pagar, tou á vossa espera á meia hora e tenho duas criancinhas aos berros dentro do carro, vá vamos lá vamos lá!...confesso que até a mim me deu vontade de lhe enfiar com alguma coisa pela cabeça abaixo…mas resisti á tentação J)
Na segurança social a sorte não foi melhor, tinha que entregar um maldito papel! Encontrei mais um funcionário desmotivado, mais queixas e lamúrias…aquele também já só queria que os 5 anos que lhe faltam chegassem rápido!...nas duas situações, ouvi mais do que falei e nas duas situações senti uma pena enorme de ver pessoas que já deram tanto de si em prol dos ministérios onde actuam e que sentem uma enorme e tremenda frustração, uma enorme e tremenda vontade de irem para casa! E não tem nada a ver com a vontade de não fazerem nenhum! Tem si a ver com a necessidade de um reconhecimento, que nunca existiu para estas pessoas e que agora se converte no tal ‘conformismo’ de que tantas vezes são acusados em praça pública….pudera!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home