Friday, September 29, 2006

A Selva de Lisboa


Nesta linda cidade onde nasci cada vez me sinto mais 'outsider'!!! é verdade, esta cidade já não é dos Lisboetas mas sim daqueles que exploram os vários serviços que de repente invadiram a nossa cidade, as nossas ruas, e as nossas casas!!
Estacionar o nosso 'bólide' em Lisboa é uma aventura! mesmo para quem está habituado ao trânsito caótico, á caça á multa, á falta de estacionamento, aos sinais de trânsito colocados como que ao desbarato e que revelam cabeças ainda mais confusas do que aqueles que numca cá vieram...está tudo em obras!! está tudo esboracado!! a cidade é para meia dúzia de afortunados que têem estacionamento no emprego, ou que têm dinheiro nos bolsos para pagar as verdadeiras fortunas que são o estacionamento pago e que está em todo o lado! as quantias diárias de estacionamento na rua chegam a 6€ e claro se optarmos por estacionamento interior os valores conseguem ser ainda maiores. Viva o luxo! sim porque circular em lisboa de carro é pelos vistos um luxo que tem que ser devidamente pago pelos lisboetas e estacionar o carro na MINHA CIDADE pelos vistos nem sequer é um direito.
Chego á conclusão que tive azar em nascer em Lisboa! estaria muito melhor fora desta cidade, fora deste reboliço, fora desta guerra desenfreada por caçar ainda mais dinheiro aos contribuintes. Vivo na selva! tenho que competir pelo almoço, pela fila no trãnsito, pelos lugares de estacionamento, pelo mercado de trabalho, pelo infantário, pelas maçãs na frutaria!! Sou uma outsider nesta cidade...e aquilo que mais desejo é pirar-me daqui para fora o mais depressa possível!! não há quem aguente tanta competição, tanta agitação e uma cidade tão caótica! se Lisboa é dos Lisboetas eu sou pelos vistos Moldava! esta cidade não é minha...
Aqueles que tanto apregoam os transportes públicos, que experimentem circular neles num dia de chuva por exemplo ás 18h15, ir buscar os filhos ao infantário...se conseguirem sobreviver a este desafio, compreenderão porque é que os lisboetas também tem que andar de carro na sua cidade e se sentem tão indignados.

Thursday, September 28, 2006

BOLO DA FELICIDADE



1 xícara de amizade
2 xícaras cheias de compreensão
1 xícara de paciência
1 xícara de humildade
1 copo grande transbordando de alegria
1 pitada de bom humor
1 colher de fermento de personalidade

PREPARAÇÃO: Meça as palavras cuidadosamente. Acrescente a compreensão, a humildade e a paciência misturando tudo com muito jeito. Use fogo brando. Nunca ferva! Tempere com alegria, o bom - humor e a personalidade cristã. Sirva porções generosas, sempre com muito amor. Não deixe esfriar: a temperatura ideal é a do coração.

Monday, September 25, 2006

Jovem empreendedora


Ando a consumir-me com ideias
Estou farta do pessimismo, apetece-me arriscar! apetece-me criar alguma coisa, trabalhar entusiasmada, ser empreendedora.
por um lado, as ideias já estão cá...mas o incerto é tão dificil de digerir...tão dificil de encarar. se por um lado me agrada 'o certo' todos os meses...por outro penso que o incerto poderia ser muito maior, como eu os outros não querem arriscar e preferem manter-se no seu ordenadinho 'certo' do que tentar outros vôos. Mas depois quando vemos os casos de sucesso nas páginas dos jornais, percebemos que realmente é necessário um bocadinho de coragem! sinto que a minha juventude me proporciona agora, o vigor e entusiasmo que são necessários para arrancar com um projecto de raiz...sinto que está a chegar a minha hora de arriscar! de ser realmente empreendedora.
Preciso que a minha estrelinha brilhe e me ilumine o caminho, o primeiro passo...acabei de o dar! escrevi-o e acabei de criar um compromisso comigo mesma :) já não falta tudo :))
chuacks

Friday, September 22, 2006

O bouquet da noiva

Daquele que foi o acontecimento do mês de setembro, não fiquei com registos fotográficos...é sempre assim, a máquina numca está onde é preciso e reparei que alguns mais prevenidos do que eu se encarregaram de ir documentando o acontecimento, com fotos deste e daquele...
O migs está apaixonado! e é bonito ver uma história com um final feliz e ainda é melhor presenciar essa felicidade das pessoas de quem gostamos.
Sabemos que o rebento chegará em 2008, estando provavelmente nesta altura em fase de preparação e treinos, aos recém-casados faço votos de que continuem sempre lindos e apaixonados :) e que pratiquem muitooooooo
A noticia mais relevante da festa, é que finalmente tivémos a noticia do tão esperado casamento da Ticha e do Alex;) pois é!! foi a ela quem calhou o bouquet da noiva e foi com felicidade que constatámos que teríamos em breve mais um acontecimento entre amigos...aguardamos por isso a notificação para comparência em tão solene e esperado acontecimento que divulgarei oportunamente :)
chuacks!

Wednesday, September 13, 2006

O Migalhinha vai casar!!



É com muito prazer que divulgo o casamento do querido amigo Gonçalo.

É verdade!! o migalhinha vai casar no próximo fim-de-semana (16 de setembro).

Mais um trintão a juntar-se á equipa dos casados e indisponíveis, mais um trintão que em breve vai juntar á grande familia mequinha mais um descendente (assim o esperamos)

Resta-me esperar pela festa, documentá-la com fotos e fazer o registo dos melhores momentos neste blog para relembrar-mos um dia mais tarde.

Amigo migalhinha, para ti e para a Sílvia tudo o que podemos desejar de melhor! Saúde, amor, filhos e muita felicidade para as vossas vidas! cá estaremos para ver chegar os vossos filhotes e para continuarmos a partilhar o cantinho tão especial que é o meco e que me permitiu conhecer pessoas tão especiais como tu! :)

tchin tchin aos noivos!!

Beijinhos,

Pat

Monday, September 11, 2006

Junho 2006

Maio 2006: A minha primeira crónica RH

CRÓNICA RH Saúde Higiene e segurança no trabalho


FORMAÇÃO PREVENTIVA

COMO ATINGIR UM DESEMPENHO ELEVADO EM HIGIENE E SEGURANÇA ATRAVÉS DA FORMAÇÃO


As autoridades Portuguesas e a generalidade do nosso tecido empresarial têm concentrado as maiores atenções sobre a prevenção de acidentes quer em termos legislativos e inspectivos quer através da introdução de mais avançadas metodologias preventivas, bem como, recorrendo a tecnologias e meios de protecção mais evoluídos.

O papel do ISHST significou mais um importante sinal no sentido das empresas reforçarem as suas preocupações e ‘’acções’’ com vista à sistemática redução do número e gravidade dos acidentes de trabalho que ainda se situam em Portugal num patamar muito elevado comparativamente com os outros países da União Europeia.

Estudos realizados pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, mostram que o sector que impõe maior preocupação é o da construção (120.000 Mortes e 800.000 acidentes por ano, custando mais de 75 biliões de euros á União Europeia), logo seguido das Indústrias Transformadoras.
(E u r o p e a n A g e n c y f o r S a f e t y a n d H e a l t h a t Wo r k – annual report 2004)

Em Portugal os dados disponibilizados reforçam os indicadores europeus nesta matéria, conforme é ilustrado no gráfico seguinte (IGT)


Numa campanha levada a cabo por aquela Agência em 2005, surgiram iniciativas para reduzir os riscos de segurança e saúde no trabalho que englobam a produção massiva de informação multilingue, materiais de suporte promocional, bem como a realização de milhares de eventos pela Europa. Igualmente, com o apoio do Parlamento Europeu foram desenvolvidos Workshops e acções de formação de boas práticas em higiene e segurança no trabalho.

Em Portugal, a Agência Europeia, em conjunto com a comunidade científica e os vários municípios, têm vindo a promover seminários para sensibilizar os trabalhadores Portugueses sobre estas matérias.

Num cenário em que se verificam actuações preventivas dos Países da EU que privilegiam a formação como uma das medidas principais, Portugal continuava a ter uma grande lacuna nesta área, não só por parte dos empregadores, como também dos trabalhadores que permanecem sujeitos a perigos, muitas vezes reflexo da falta de conhecimentos das melhores práticas e procedimentos sobre higiene e segurança no trabalho.

Segundo o departamento de estatísticas do trabalho emprego e formação do M.T.S, 31,6% de empresas com mais de 10 trabalhadores, sentem a necessidade de formação como forma preventiva dos riscos e acidentes de trabalho, contrapondo com um número ainda elevado de apenas 68,4% que não está sensibilizado para essa necessidade.

Fonte: Publicação do MTS com o título: INQUÉRITO ÀS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DAS EMPRESAS “ 2000 - 2002 “


Face a esta conjuntura, o novo código de trabalho veio reforçar a importância que a HST tem na qualidade da gestão das Empresas e na sua rentabilidade, dedicando um capítulo à Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, onde está explicitamente referido que: “o empregador é obrigado a organizar as actividades de segurança, higiene e saúde no trabalho que visem a prevenção de riscos profissionais e a promoção da saúde do trabalhador”. Uma dessas medidas de gestão preventiva consubstancia-se na informação, formação e participação dos trabalhadores e seus representantes.

Para além de outras formas de prevenção, a formação é uma das medidas mais eficazes do ponto de vista da gestão. A imperatividade e a necessidade de discussão destes temas nas empresas portuguesas através da criação de uma cultura global de prevenção deverá estar enraizada nos planos de formação anuais, traduzindo-se em acções de formação específica e de sensibilização que consciencializem as pessoas expostas aos variados riscos no trabalho (baixas temperaturas; posturas de trabalho; manipulação de produtos químicos; ritmo de trabalho imposto por exigências sociais; equipamentos de protecção; etc.) e as tornem também agentes ao serviço da prevenção de riscos profissionais.

Avaliar os riscos da actividade de cada empresa, os benefícios de uma correcta política de segurança e as vantagens que a mesma pode trazer, são por si só um bom motivo para que os empresários do nosso País olhem para este tema numa perspectiva de saúde e competitividade das suas próprias empresas.

O meu actuário

Olá!
Sou novata nestas coisas mas muito persistente :) este espaço foi concebido para 'aquilo que me der na telha'! aqui sou Dona e senhora do teclado, das palavras e de tudo aquilo que quero partilhar.
Tive em tempos um diário...há muitos anos atrás :) nos meus tempos de adolescente com 3 namorados...nessa altura tinha mesmo que escrever aquilo que nem ás paredes confessava eh eh eh e de tudo o que me lembro ao escrever os meus dilemas amorosos era de rir anos depois com a minha escrita infantil e sentimentos confusos. Este blog não é um diário mas sim um actuário! Quero partilhar alguns momentos da minha vida que não vou querer esquecer numca, fazer um elogio à amizade, rir de mim mesma, enfim é o meu espaço e vai ter aquilo que melhor me descreve.

Adoro: O Meco, A costa vicentina, Estar com os meus amigos, adoro as churrascadas de verão e de inverno também, adoro pintar (esta é para quem não sabe) adoro cozinhar (especialmente tudo o que tenha a ver com leite condensado)adoro a minha familia, adoro a praia e o mar, Conduzir,Dormir na praia, Também adoro ser amada :)

Odeio: Borrego, cabrito,coelho, gordura na comida, o dia em que acabam as férias!

Friday, September 08, 2006

Elemento_água

O meu blog!